(11) 2503-8933 / (11) 2628-1044
(11) 2628-2883 / (11) 4324-2340

Cirurgia de feminização facial: entenda como é feito o processo de avaliação e o procedimento

De acordo com a anatomia humana, homens e mulheres têm traços faciais distintos, por isso, muitas mulheres transgênero buscam a cirurgia de feminização facial para adequar os traços do rosto à maneira como ela se identifica.

Nas mulheres é comum que a parte inferior e média da face seja mais fina e pontuda, as maçãs do rosto e o contorno inferior dos olhos mais proeminentes, já os ângulos mandibulares e ossos nasais mais sutis e menos salientes. 

Nos homens, por outro lado, a face é tipicamente mais quadrada e angular.

Segundo uma pesquisa com um grupo de trans e travestis do Rio de Janeiro, as plásticas de feminização facial são uma perspectiva para mulheres cis (53,6%) até mais do que para mulheres trans (46,4%) e travestis (46,2%).

De qualquer maneira, a cirurgia de feminização é indicada para pessoas que queiram traços mais suaves e delicados. Veja como funciona o procedimento!

O que é cirurgia de feminização facial?

A cirurgia de feminização facial é um conjunto de procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos, feitos com a intenção de suavizar traços masculinos em mulheres transgênero ou cisgênero, isto é, aquelas cuja identidade de gênero corresponde ao sexo atribuído ao nascimento. 

Já explicamos em detalhes aqui no blog o que é a cirurgia de feminização facial, mas hoje queremos explicar, principalmente, como ela é feita e como funciona o processo de atendimento antes da cirurgia.

Como ela é feita?

Geralmente, o processo inicial começa com a busca de um médico cirurgião plástico ou um cirurgião buco-maxilo-facial, mas antes e depois do procedimento, a paciente também precisa ser acompanhada por psicólogos.

Primeiramente, o cirurgião vai entender quais são os objetivos daquela paciente com o procedimento e, em conjunto, ambos vão decidir os melhores procedimentos para atingi-los.

É comum que o corte da cirurgia comece pelas orelhas e siga até a parte superior da cabeça, seja na linha do cabelo ou já no couro cabeludo, mas como os procedimentos podem variar de pessoa para pessoa, isso não é uma regra.

Outra coisa que pode variar é o número de cirurgias e procedimentos, que vai depender do que o paciente quer e precisa para atingir os resultados.

A anestesia pode ser geral ou local com sedação e o tempo de internação varia de 12 a 24 horas.

Existe idade certa?

Para fazer a cirurgia de feminização facial, existe uma idade mínima, que é a partir dos 18 anos. 

Isso porque é necessário que a pessoa tenha maturidade suficiente para tomar essa decisão, mas também porque antes desse período a face ainda pode estar em desenvolvimento.

Quem pode fazer feminização facial?

A feminização pode ser feita por mulheres trans que não se identificam com traços masculinizados no rosto. Outras cadidatas são as mulheres cisgênero que não gostam de determnados traços do rosto e querem obter características mais delicadas.

Mulheres trans que sofrem de disforia de gênero são boas candidatas para a cirurgia, pois essa condição gera angústia psicológica persistente, podendo gerar depressão, ansiedade e até comprometimento funcional.

Neste caso, a cirurgia acompanhada de tratamentos psicológicos pode ajudar a paciente a superar a condição.

Seja qual for a situação, é muito importante que a paciente que vai fazer a cirurgia esteja com as expectativas alinhadas quanto aos resultados, cicatrizes e possíveis complicações.

Além de procedimentos como a cirurgia ortognática e da ATM, no Instituto Maxilo Facial também realizamos a cirurgia V-line, saiba tudo sobre!

Quais são os procedimentos cirúrgicos mais comuns da feminização facial?

Alguns dos procedimentos mais comuns na cirurgia de feminização facial são:

  • Frontoplastia;
  • Suavização do Pomo de Adão;
  • Diminuição do lábio superior;
  • Mentoplastias e Osteotomias dos maxilares;
  • Rinoplastia;
  • Lifting Facial;
  • Blefaroplastia;
  • Lipoaspiração do pescoço;
  • Lipoenxertia Facial;
  • Bichectomia;
  • Cirurgia de Contorno Facial;
  • Contorno Mandibular;
  • Aumento das Maçãs do Rosto;
  • Diminuição/elevação do lábio;
  • Avanço da linha do cabelo.

Qual o valor da cirurgia de feminização facial?

O valor médio de uma cirurgia de feminização facial pode variar de R$ 40 a 70 mil reais, mas várias características influenciam neste valor, podendo puxá-lo tanto para mais quanto para menos, como:

  • o número de procedimentos e cirurgias necessárias para aquela paciente;
  • a cidade e região do Brasil onde será feita a cirurgia;
  • a clínica escolhida para realizar o procedimento.

Por isso, o ideal caso você queira saber o valor da cirurgia no seu caso é agendar uma consulta com um cirurgião especializado e fazer um orçamento.

Qual o objetivo da cirurgia de feminização facial?

O principal objetivo é melhorar a autoestima e a qualidade de vida, a partir da mudança e da aceitação de suas características.

Para a paciente, é importante que ela seja reconhecida como uma mulher pela sociedade, portanto, a cirurgia mais do que benefícios estéticos, oferece a possibilidade de autoidentificação e beneficia o psicológico.

Qual é o profissional que faz cirurgia de feminização facial?

Podem ser necessários diversos profissionais para realizar o acompanhamento, as indicações e todos os procedimentos que a cirurgia exige, dentre eles:

  • cirurgião plástico;
  • cirurgião buco-maxilo-facial;
  • endocrinologista;
  • foniatra;
  • psiquiatra;
  • psicólogo.

Como funcionam as consultas antes do procedimento?

Nas consultas que antecedem o procedimento, a equipe responsável pelos cuidados ao paciente realiza uma avaliação clínica, para determinar quais características contribuem para a identificação facial masculina e quais podem ser modificadas de forma realista pela cirurgia.

São solicitados também exames de imagem, como a tomografia computadorizada com reconstrução tridimensional, que vai auxiliar no entendimento das características anatômicas do paciente e na preparação da equipe médica para a cirurgia.

O cirurgião também procura entender os desejos da paciente e faz um alinhamento de expectativas, para que os resultados fiquem o máximo possível dentro do esperado.

Conheça o Instituto Maxilo Facial

O Instituto Maxilo Facial é especializado em cirurgias de feminização facial e procedimentos que envolvem a região da cavidade bucal, maxilar e a região facial do crânio.

Contamos com uma equipe de especialistas altamente qualificados e referência em procedimentos faciais.

Nossa atendimento é altamente personalizado para entender as necessidades, desejos e características anatômicas de cada paciente antes da cirurgia e o direcionamento, do início ao fim do processo, é orientado para uma transição mais agradável, segura e eficiente.

Entre em contato com o Instituto Maxilo Facial para agendar a sua consulta e dê seguimento ao seu sonho!

Conclusão

A cirurgia de feminização facial é um procedimento essencial para muitas mulheres que buscam alinhar seus traços faciais à sua identidade de gênero ou preferências estéticas.

Com uma equipe multidisciplinar de profissionais qualificados, o processo envolve desde a consulta inicial para alinhar expectativas até a realização de procedimentos personalizados que incluem frontoplastia, rinoplastia, recontorno mandibular, dentre outros.

O objetivo é proporcionar uma melhoria na autoestima e na qualidade de vida das pacientes, oferecendo resultados que possibilitam maior identificação e conforto com sua aparência.