IMF
ATM, Notícias Por , em 30 de novembro de 2022

Dor de cabeça: a causa pode estar na ATM

A disfunção da ATM é um problema comum que muitas pessoas enfrentam. Veja como você pode resolver o problema e dizer adeus para a dor de cabeça. Venha descobrir a relação da dor de cabeça e da ATM.

Sua cabeça dói com frequência? Você ouve um clique ou um barulhinho de areia ao abrir e fechar a boca? Sua mandíbula trava ou se desloca às vezes? Você escuta um zumbido com frequência? Além disso, sente dor de ouvido ou ao redor dele? Se disse “sim” para mais de uma dessas perguntas, fique atento: pode ser que você tenha disfunção temporomandibular, ou simplesmente DTM. Mas não se desespere. o Mais importante, é que um cirurgião buco maxilo facial, pode te ajudar

Dor de cabeça e ATM

Dez milhões de pessoas sofrem de algum tipo de dor de cabeça. Os tipos de tratamentos variam de acordo com o tipo de dor de cabeça que você tem, o tempo de duração, se é crônica ou aguda e da origem do problema.

Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, 80% das mulheres e 65% dos homens em idade adulta sofrem ou já sofreram deste mal. A variedade mais freqüente na população,  denominada de cefaléia tipo tensional,  é normalmente associada a uma sensação de aperto na cabeça, de ambos os lados e, certamente pode chegar a comprometer muito a qualidade de vida quando se manifesta de maneira crônica diária.

O que você não sabe, é que a dor de cabeça parece estar ligada aos problemas músculos-esqueléticos, melhor dizendo com Articulação Têmporo-Mandibular (ATM), portanto, a fonte de DOR  “na cabeça” é a musculatura mastigatória.

O que é disfunção na articulação temporo mandibular (ATM)

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que cerca de 30% da população do planeta sofre com disfunções da articulação temporomandibular (ATM). Em suma, a doença é responsável por causar diversos problemas na complexa articulação que movimenta a mandíbula e os ligamentos, além dos músculos da mastigação, ossos maxilar-mandíbula, dentes e em estruturas de suporte dentário.

Segundo o Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, as disfunções da articulação temporomandibular atingem cerca de 10 milhões de brasileiros, e que de 5% a 10% dos casos diagnosticado têm a indicação de tratamento cirúrgico.

A dor de cabeça pode estar ligada aos problemas na ATM, melhor dizendo com Articulação Têmporo-Mandibulare

Como identificar se a minha dor de cabeça e causada pela dor na ATM?

Existe uma causa específica para o surgimento da ATM, mas existem fatores que contribuem para que a dor e a disfunção se apresentem.

Hábitos como por exemplo, mascar chicletes, roer unhas, estresse emocional, trauma, apertamento constante dos dentes e até a predisposição genética para dores crônicas podem contribuir para o desenvolvimento da ATM

O resultado são fortes dores de cabeça, ouvido e/ou zumbidos, dor ou cansaço dos músculos da mastigação, ruídos articulares (estalos ou crepitação) e dificuldade para abrir a boca.

Mas acima de tudo, para apresentar um diagnóstico mais assertivo da relação entre dor de cabeça e bruxismo, o profissional pode solicitar um exame de ressonância magnética (RM), exame que é simples e indolor.

Qual é o tratamento adequado para tratar a disfunção na ATM (DTM)?

Os tratamentos para a disfunção na ATM, podem ser clínicos ou cirúrgicos.

Os tratamentos clínicos incluem medicação, aplicação de dispositivos oclusais (aparelhos removíveis, normalmente fabricados em resina acrílica) e fisioterapia. Já os tratamentos cirúrgicos, englobam técnicas como artrocentese, artroscopia, cirurgia aberta e artroplastia total, que é a substituição da articulação por prótese.

https://drauziovarella.uol.com.br/ambulatorio/dor-de-cabeca/tecnicas-para-aliviar-dor-de-cabeca/

Quando o tratamento cirúrgico da ATM está indicado?

O tratamento cirúrgico está indicado nos casos em que alterações anatômicas importantes da ATM devem ser reparadas para que a articulação possa recuperar sua funcionalidade. Exemplos dessas situações incluem luxações de disco articular que não se resolvem com tratamentos clínicos, grandes reabsorções da estrutura óssea mandibular, luxações recidivastes da mandíbula, anquiloses, cistos sinoviais, etc

Considerações finais

Consulte um cirurgião Buco Maxilo Facial para diagnosticar o problema. Para agendar um horário com um especialista em ATM http://www.institutomaxilofacial.com.br/sobre/ , clica aqui e siga as recomendações dos profissionais. http://www.institutomaxilofacial.com.br/contato/

Instituto Maxilo Facial

Instituto Maxilo Facial, fundado pela Dra Ana Carolina e Dr. Rodrigo Fromer, prioriza o atendimento diferenciado e humanizado de seus pacientes.

Últimas Notícias

Saiba as últimas novidades do Instituto Maxilo Facial.