IMF
Cirurgia Ortognática, Notícias Por , em 25 de julho de 2023

Cirurgia Ortognática pelo plano de saúde

A cirurgia ortognática, também conhecida como cirurgia corretiva da mandíbula, é um procedimento que muda sua vida e pode transformar não apenas sua aparência, mas também sua qualidade de vida em geral. Se você tem problemas como dificuldade para morder ou mastigar, dor crônica na mandíbula ou um perfil facial desequilibrado, a cirurgia ortognática pode ser a solução que você está procurando. Mas e quanto ao aspecto financeiro? Muitas pessoas se preocupam com o custo desse procedimento e se o plano de saúde o cobre. Bem, boas notícias! Você ja pensou, em fazer a Cirurgia Ortognática pelo plano de saúde?

Com o plano de saúde certo, a cirurgia ortognática pode estar ao seu alcance. Neste artigo, exploraremos os prós e contras da cobertura da cirurgia ortognática pelos planos de saúde, com isso, você vai navegar pelas complexidades, e enfim, encontrar as melhores opções disponíveis. Desde entender os critérios de elegibilidade, e, até saber o que esperar durante o processo, temos tudo o que você precisa. Então, vamos nos prolongar e descobrir como você pode obter um sorriso mais saudável e confiante por meio da cirurgia ortognática com o apoio do seu plano de saúde.

Introdução à cirurgia ortognática

A cirurgia ortognática é um procedimento cirúrgico que visa corrigir problemas relacionados à estrutura óssea da face e da mandíbula. É normalmente realizada em casos em que o paciente apresenta dificuldades funcionais, como problemas para morder ou mastigar, dor crônica na mandíbula ou um perfil facial desequilibrado. Além de melhorar a função e a estética, a cirurgia ortognática também pode ter impactos positivos na saúde bucal e na autoestima do indivíduo.

A cirurgia ortognática geralmente envolve a combinação de procedimentos ortodônticos e cirúrgicos. Em primeiro lugar, antes da cirurgia, o paciente passará por uma avaliação detalhada, incluindo exames de imagem e consultas com um ortodontista e um cirurgião bucomaxilofacial. Durante a cirurgia, o cirurgião reposicionará os ossos da face e da mandíbula para corrigir os problemas estruturais. Após a cirurgia, o paciente precisará seguir um período de recuperação.

http://www.institutomaxilofacial.com.br/2023/02/28/cirurgia-ortognatica-o-que-e-e-quanto-custa/

O que é plano de saúde?

Um plano de saúde é um contrato firmado entre uma operadora de saúde e uma pessoa física ou jurídica, com o objetivo de garantir acesso a serviços de saúde. Ao adquirir um plano de saúde, o beneficiário tem direito a receber assistência médica, odontológica e hospitalar, de acordo com as coberturas estabelecidas no contrato.

Existem diferentes tipos de planos de saúde, incluindo planos individuais, familiares e empresariais. Além disso, existem planos com diferentes níveis de cobertura, que podem variar de acordo com o preço e as necessidades do beneficiário. Alguns planos de saúde oferecem cobertura específica para cirurgias, incluindo a cirurgia ortognática.

É importante ressaltar que a cobertura de um plano de saúde pode variar de acordo com diversos fatores, como a operadora de saúde, o tipo de plano e as condições estabelecidas no contrato. Por isso, é essencial ler atentamente as informações fornecidas pela operadora de saúde e esclarecer quaisquer dúvidas antes de iniciar o processo de cirurgia ortognática.

Quem pode fazer a cirurgia ortognatica pelo plano de saúde

Existem outras informações que são importantes e devem ser verificadas previamente, antes de você tentar descobrir se o seu plano de saúde cobre a cirurgia ortognática. 

Para realizar esse tipo de correção dentofacial, é preciso se enquadrar em um dos três casos abaixo:

  • Ter uma assimetria óssea e dental entre a maxila e a mandíbula;
Você ja pensou, em fazer a Cirurgia Ortognática pelo plano de saúde? Com o plano de saúde certo, a cirurgia ortognática pode estar ao seu alcance.
Você ja pensou, em fazer a Cirurgia Ortognática pelo plano de saúde? Com o plano de saúde certo, a cirurgia ortognática pode estar ao seu alcance.
  • Apresentar uma mordida torta, mesmo após uso do aparelho ortodôntico;
Você ja pensou, em fazer a Cirurgia Ortognática pelo plano de saúde? Com o plano de saúde certo, a cirurgia ortognática pode estar ao seu alcance.
Você ja pensou, em fazer a Cirurgia Ortognática pelo plano de saúde? Com o plano de saúde certo, a cirurgia ortognática pode estar ao seu alcance.
  • Ter problema respiratório, devido ao tamanho reduzido da via aérea superior.
Você ja pensou, em fazer a Cirurgia Ortognática pelo plano de saúde? Com o plano de saúde certo, a cirurgia ortognática pode estar ao seu alcance.
Você ja pensou, em fazer a Cirurgia Ortognática pelo plano de saúde? Com o plano de saúde certo, a cirurgia ortognática pode estar ao seu alcance.

Se você possui um destes problemas, é suficiente para que consiga uma autorização e cobertura para a realização da sua cirurgia ortognática. 

Como já foi dito, qualquer procedimento relacionado à intervenção cirúrgica, deve ser custeado pela operadora. Desde que o prazo da carência do seu plano de saúde seja respeitado, qualquer pessoa que se enquadre nas condições acima terá o custeio integral da sua cirurgia ortognática.

Por fim, existem alguns casos em que há o impedimento da liberação da cirurgia ortognática, por ser contraindicada. É o caso de pessoas que não podem receber anestesia geral ou possuam um distúrbio neurológico que os impeça de seguir os cuidados pós-operatórios.

Entendendo a cobertura de planos de saúde para cirurgia ortognática

Cirurgia Ortognática é Coberta Pelo Plano de Saúde, pois está devidamente inscrita no Rol de Procedimentos Cobertos da ANS, sedimentado pela Resolução Normativa de número 211 da Agência, que abrange a Cirurgia Ortognática ao estabelecer a “cobertura dos procedimentos cirúrgicos buco-maxilo-faciais, para a segmentação hospitalar, incluindo a solicitação de exames complementares e o fornecimento de medicamentos, anestésicos, gases medicinais, transfusões, assistência de enfermagem, alimentação, órteses, próteses e demais materiais ligados ao ato cirúrgico utilizados durante o período de internação hospitalar.”

A cirurgia ortognática é peculiar, pois envolve tanto procedimentos médicos, quanto odontológicos. Por isso, diversas operadoras de plano de saúde criam barreiras para custear esse procedimento. A grande maioria dos custos da cirurgia são garantidos, como toda a parte médico-hospitalar. Os procedimentos odontológicos, como por exemplo, o planejamento virtual e ortodontia, não são cobertos pelas operadoras de saúde.

É importante ressaltar que a cirurgia ortognática é eletiva, ou seja, precisa de uma autorização do seu convênio, segundo a norma da ANS. O prazo para você descobrir se o seu plano cobre a cirurgia ortognática é de 21 dias úteis, em média.

A alegação mais comum dos planos de saúde, para negarem esse procedimento, é por considerar sua finalidade exclusivamente estética. Além disso, outra reclamação comum, por parte dos pacientes, é a dos planos não darem a cobertura integral dos materiais e exames utilizados.

Conseguindo essa autorização, é importante você lembrar que, além da cirurgia ortognática, o seu plano de saúde é obrigado a custear todos os exames e materiais para realização deste tratamento estético-funcional.

https://www.jusbrasil.com.br/artigos/plano-de-saude-deve-cobrir-cirurgia-ortognatica/657089564

Quais são os planos de saúde que cobrem a cirurgia ortognática?

Como já foi mencionado, o paciente precisa saber que, por determinação da ANS, todos os planos são obrigados a cobrir todos os custos da cirurgia ortognática.

No IMF Instituto Maxilo Facial, você consegue usar os seguintes convênios médicos, sem grandes empecilhos. São eles:

  • Amil
  • Medial
  • Dix Amico
  • One Health
  • Lincs
  • Cassi
  • Sulamerica
  • Unimed
  • Porto Seguro
  • Omint
  • Intermedica
  • SAMI
  • Allianz
  • Bradesco 
  • Metrus
  • Saude Caixa 
  • Mapfre

De qualquer forma, é preferível você entrar em contato com a sua operadora e verificar qual é o procedimento para autorizar a sua cirurgia ortognática.

Qual o tempo de carência dos planos de saúde para a cirurgia ortognática?

O tempo de carência é o período que o contratante deve esperar, após a contratação do plano de saúde, para ter acesso a todos os benefícios e coberturas contratadas. O prazo limite para procedimentos cirúrgicos, segundo a ANS, é de até 180 dias.

Por isso, se quer saber se o seu plano de saúde cobre cirurgia ortognática, esteja ciente do prazo máximo estabelecido. Porém, normalmente a carência para esse procedimento varia de 30 a 90 dias. Em resumo, o melhor é consultar sua operadora e verificar o prazo correto.

A má notícia é que algumas operadoras consideram anomalias dentofaciais como doenças preexistentes. Isso porque um dos fatores das assimetrias faciais é a herança genética, que se desenvolve com o crescimento do paciente.

Quando o plano de saúde analisa o pedido da cirurgia ortognática sob este diagnóstico, o prazo da carência costuma ser de 24 meses. Em todo caso, você deve procurar os meios para que sua operadora cubra os custos da sua cirurgia ortognática.

Dicas para maximizar a cobertura do plano de saúde para cirurgia ortognática

Para maximizar a cobertura do plano de saúde para cirurgia ortognática, aqui estão algumas dicas úteis:

1. Verifique se a cirurgia ortognática está coberta pelo seu plano de saúde.

2. Procure um ortodontista e um cirurgião bucomaxilofacial que tenham experiência em lidar com planos de saúde e cirurgias ortognáticas.

3. Siga todas as orientações e procedimentos fornecidos pela operadora de saúde, pois com isso, irá aumentar suas chances de aprovação.

4. Mantenha cópias de todos os documentos enviados para o plano de saúde e acompanhe o processo de perto.

5. Se o pedido for negado, é importante que você entre com um recurso, para fornecer mais informações e evidências, pois assim comprovarão a necessidade da cirurgia.

6. Por fim, esteja preparado para qualquer eventualidade e esteja disposto a buscar outras opções de financiamento, se necessário.

Se o plano de saúde cobre cirurgia ortognática, o que devo saber? 

A cirurgia ortognática, por estar inscrita no rol de procedimentos cobertos pela ANS, conta com assistência do seu plano. Assim, não apenas a cirurgia em si deve ser coberta, bem como todos os exames e materiais necessários. Apenas os procedimentos odontológicos, como por exemplo, o tratamento ortodôntico e o planejamento virtual pré-operatório, não possuem cobertura no Rol.

O custo da cirurgia ortognática sem plano de saúde

O custo da cirurgia ortognática sem plano de saúde pode variar de acordo com vários fatores, como a localização geográfica, o prestígio do profissional, a complexidade do caso e os procedimentos envolvidos. Geralmente, a cirurgia ortognática pode ser um investimento significativo, pois envolve despesas com exames pré-cirúrgicos, honorários médicos, hospitalização, anestesia e cuidados pós-operatórios.

Sem um plano de saúde, o paciente é responsável por arcar com todos os custos relacionados à cirurgia ortognática. No entanto, isso pode ser financeiramente desafiador para muitas pessoas, especialmente considerando que a cirurgia é muitas vezes necessária para melhorar a qualidade de vida e a saúde bucal.

No entanto, é importante considerar que o custo da cirurgia ortognática pode ser um investimento a longo prazo. Além de melhorar a função da mandíbula e da face, a cirurgia ortognática também pode ter benefícios estéticos e psicológicos significativos, pois melhora a autoestima e a qualidade de vida do paciente.

Encontrando um cirurgião bucomaxilofacial que aceite seu plano de saúde

Ao procurar um cirurgião bucomaxilofacial para a cirurgia ortognática, é importante encontrar profissionais que aceitem seu plano de saúde. Pois, infelizmente, nem todos os profissionais de saúde aceitam todos os planos de saúde, e é essencial garantir que você esteja trabalhando com profissionais credenciados.

Uma maneira de encontrar profissionais que aceitem seu plano de saúde é entrar em contato diretamente com a operadora de saúde e solicitar uma lista de cirurgiões bucomaxilofaciais credenciados. Eles fornecerão informações atualizadas sobre os profissionais que aceitam seu plano de saúde e podem ajudá-lo a encontrar uma clínica ou hospital próximo a você. Uma outra maneira, tão eficiente quanto, é fazer uma pesquisa na internet.

Além disso, é recomendável pesquisar e ler avaliações de pacientes sobre os profissionais que você está considerando. Verificar a reputação e a experiência dos profissionais, pois pode ajudar a garantir um tratamento de qualidade e uma experiência positiva durante todo o processo de cirurgia ortognática.

Outras considerações financeiras para a cirurgia ortognática

Além do plano de saúde, existem outras considerações financeiras a serem levadas em conta ao planejar a cirurgia ortognática, como por exemplo:

1. Financiamento: Alguns profissionais de saúde oferecem opções de financiamento, com a finalidade de ajudar, os pacientes a pagar pelos custos da cirurgia ortognática ao longo do tempo. Verifique se essa opção está disponível e quais são os termos e condições.

2. Poupança pessoal: Poupar dinheiro com antecedência pode ajudar a cobrir parte dos custos da cirurgia ortognática. Criar um plano de economia e fazer contribuições regulares, são exemplos simples, de uma maneira eficaz para acumular os fundos necessários.

3. Empréstimos bancários: Se você não possui recursos financeiros suficientes para cobrir o custo total da cirurgia ortognática, pode considerar a possibilidade de solicitar um empréstimo bancário. Certifique-se de entender completamente os termos e condições do empréstimo antes de se comprometer.

É importante avaliar cuidadosamente suas opções financeiras e considerar os benefícios.

Instituto Maxilo Facial

Instituto Maxilo Facial, fundado pela Dra Ana Carolina e Dr. Rodrigo Fromer, prioriza o atendimento diferenciado e humanizado de seus pacientes.

Últimas Notícias

Saiba as últimas novidades do Instituto Maxilo Facial.