IMF
Cirurgia Ortognática, Notícias Por , em 5 de maio de 2023

O que é cirurgia ortognatica cl II?

A cirurgia ortognatica classe II é um procedimento que pode ajudar a corrigir problemas de mordida e estética facial. Se você está considerando essa cirurgia, é importante entender como ela funciona, quais são os riscos e benefícios, e como se preparar para o procedimento e a recuperação. Saiba mais aqui.

O que é maloclusão Classe II

O que a cirurgia ortognatica cl II pode trazer de benefícios?  Ela melhora a sua saúde bucal e estética facial.
A cirurgia ortognatica classe II é um procedimento que corrige a posição da mandíbula em relação ao maxilar

A classe II de má oclusão é um problema de mordida em que os dentes superiores ficam muito à frente dos dentes inferiores. Isso pode causar problemas de estética facial, dificuldade para mastigar e falar, e até mesmo dor na mandíbula. A cirurgia ortognática classe II é uma opção de tratamento para corrigir esse problema e melhorar a saúde bucal e estética facial.

A cirurgia ortognatica classe II é um procedimento que envolve a reposição da mandíbula inferior para corrigir a mordida desalinhada. Durante a cirurgia, o cirurgião buco maxilo facial irá cortar o osso da mandíbula e reposicioná-lo para que os dentes superiores e inferiores se encaixem corretamente. O processo de recuperação pode levar algumas semanas, mas os resultados são duradouros e podem melhorar significativamente a qualidade de vida do paciente. É importante consultar um ortodontista ou cirurgião maxilo para determinar se a cirurgia ortognatica classe II é a melhor opção de tratamento para o seu caso específico.

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2022/03/03/queixo-muito-para-frente-ou-para-tras-afeta-a-saude-mas-tem-tratamento.htm

Como a cirurgia ortognatica pode corrigir a classe II

A cirurgia ortognatica para correção da Classe II é capaz de corrigir a má oclusão dentária, que é caracterizada pelo posicionamento inadequado dos dentes e dos maxilares. Essa condição pode causar problemas de mastigação, fala e respiração, além de afetar a estética facial. A cirurgia consiste em reposicionar os maxilares, permitindo que os dentes se encaixem corretamente e melhorando a aparência do rosto. É um procedimento seguro e eficaz, que pode trazer muitos benefícios para a saúde bucal e a autoestima do paciente.

A cirurgia ortognatica para correção da Classe II é indicada para pacientes que apresentam um desalinhamento significativo entre os maxilares superior e inferior. Esse problema pode ser causado por fatores genéticos, traumas ou hábitos como o uso prolongado de chupetas e mamadeiras. 

Preparação para cirurgia ortognatica

Alguns cuidados são importantes para se preparar para a cirurgia ortognática como, esclarecer com o cirurgião todas as dúvidas sobre a cirurgia e a recuperação, além de informar todos os medicamentos, vitaminas e suplementos nutricionais que toma com frequência, pois alguns podem afetar a recuperação, interferir na anestesia ou aumentar o risco de formação de coágulos ou de sangramento.

Deve informar também se tem alguma alergia ou outro problema de saude.

Além disso, é recomendado não fumar e nem consumir bebidas alcoólicas antes da cirurgia, além de ter uma alimentação saudável.

http://www.institutomaxilofacial.com.br/2022/09/02/cirurgia-ortognatica-pre-e-pos-operatorio/

O procedimento cirúrgico

A cirurgia ortognática é feita pelo cirurgião buco-maxilo facial no hospital, sendo seguidas algumas etapas para a realização do procedimento, como:

Preparo Cirúrgico – Geralmente com duração de um ano a um ano e meio, nessa fase é feito o uso de aparelho ortodôntico fixo para de alinhar os dentes, em outras palavras, coloca-los na posição adequada para cirurgia.

Simulação computadorizada da cirurgia, após o período de uso do aparelho ortodôntico, com o objetivo de visualizar o resultado final do procedimento, incluindo os resultados estéticos, para que seja realizada a cirurgia;

Realização da cirurgia, em primeiro lugar, antes de iniciá-la, é administrado soro fisiológico na veia, pelo enfermeiro, para hidratar e administrar medicamentos e também para que o anestesista faça a anestesia geral. Depois disso, realiza-se o reposicionamento da mandíbula, por meio de procedimento cirúrgico que é feito por dentro da boca, não deixando cicatriz no rosto, e depois disso, parte para a fixação da mandíbula, por meio de pequenos parafusos ou placas por dentro da gengiva.

Não é um procedimento que causa dores no pós operatório. Em suma, o inchaço é o maior desconforto.

Finalização Ortodontica: Essa é a  fase final do tratamento onde são feitos os ajustes finais com aparelho ortodôntico.

Recuperação e cuidados pós operatórios

É importante ter alguns cuidados como:

Tomar os remédios nos horários certos conforme indicado pelo médico;

  • Ficar de repouso nas primeiras duas semanasevitando portanto, ir trabalhar ou ir à escola;
  • Aplicar compressas frias no rosto nas primeiras 24 horas após a cirurgia,  durante 10 a 20 minutos, várias vezes por dia, pois ajuda a diminuir o inchaço;
  • Fazer uma alimentação líquida ou pastosa por 45 dias após a cirurgia ortognática.
  • Evitar esforços, não fazer exercícios e não ficar exposto ao sol;
  • Evitar fumar, pois pode interferir na cicatrização e aumentar o risco de infecção;
  • Utilizar uma escova de dentes macia, e evitar escovar os dentes com muita intensidade;
  • Fazer drenagem linfática no rosto para diminuir o inchaço. 

Instituto Maxilo Facial

Instituto Maxilo Facial, fundado pela Dra Ana Carolina e Dr. Rodrigo Fromer, prioriza o atendimento diferenciado e humanizado de seus pacientes.

Últimas Notícias

Saiba as últimas novidades do Instituto Maxilo Facial.