IMF
Cirurgia Ortognática, Notícias Por , em 28 de abril de 2023

Cirurgia Ortognática: pós operatório

A cirurgia de ortognática é um procedimento complexo, mas com as informações certa sobre o pós operatório, você pode se sentir mais confiante e preparado para o que vem pela frente. Descubra tudo o que precisa saber, sobre o pós operatório aqui!

http://www.institutomaxilofacial.com.br/2022/09/02/cirurgia-ortognatica-pre-e-pos-operatorio/

O que é cirurgia ortognática?

A cirurgia ortognática é um procedimento que tem por objetivo restaurar ou reposicionar os ossos dos maxilares em situações onde os pacientes apresentam assimetria na face.

Além disso, a cirurgia ortognática, promove o equilíbrio da função (mastigação, respiração, fonação, deglutição, oclusão) e harmonia facial (estética da face e do sorriso), propiciando uma melhor qualidade de vida por restabelecer a saúde e a autoestima

O tratamento ortodôntico é uma parte essencial para a realização da cirurgia ortognática. O objetivo é alinhar e nivelar corretamente os dentes para que haja o encaixe dos dentes de cima com os de baixo, após a cirurgia.

A importancia da orientação profissional no pós operatório da cirurgia ortognática
Cirurgia Ortognática: indicações

Cirurgia Ortognática: Pós operatório imediato

Em relação à dor, normalmente não há grandes queixas, até porque a manipulação dos maxilares faz com que haja uma diminuição da percepção de estímulos dolorosos em face nas primeiras semanas após a cirurgia. É a chamada parestesia. Gradativamente, esses estímulos sensitivos vão retornando à sua normalidade e, geralmente, os pacientes relatam apenas pequenos “choques” ou “coceiras” na região.

Os pacientes ficam internados de 24 a 48 horas, permanecendo com medicação endovenosa, pois é mais efetiva. Também fazem uso constante de crioterapia, uma máscara facial que continuamente circula água gelada por meio de uma máquina, a fim de, promover mais conforto e redução significativa do edema pós-operatório.

Após a alta hospitalar, muitas vezes é indicado que o paciente mantenha somente a medicação para analgesia leve, além de antibióticos e anti-inflamatórios.

O que esperar no pós operatório?

Nos dias seguintes a cirurgia é normal:

  • O rosto ficar bem inchado;
  • Alterações de sensibilidade no rosto (no queixo, lábio inferior e/ ou no lábio superior, região lateral do nariz);
  • Que haja sangramento pelo nariz;
  • Os lábios ressecados;
  • Dificuldade para respirar pelo nariz e para ingerir alimentos (mesmo líquidos);
  • Que a garganta fique dolorida;
  • Perda de peso.

Cuidados e recomendações após a cirurgia ortognatica

  • É imprescindível ser rigoroso em tomar as medicações prescritas , sempre nos horários corretos.
  • Nos três primeiros dias de pós operatório, é necessário fazer compressas de gelo na face por vinte minutos a cada duas horas, sempre colocando uma toalha fina entre o rosto e a compressa de gelo, com efeito de proteger a pele.
  • Manter os lábios hidratados com óleo de amêndoas.
  • O nariz não deve ser assoado de maneira alguma. Caso espirre, mantenha a boca aberta neste momento.
  • Não se deve fumar e nem ingerir bebidas alcoólicas
  • Conforme recomendação do cirurgião, a terapia fonoaudiológica e o tratamento ortodôntico devem ser reiniciados assim que solicitados. Os mesmos são imprescindíveis para o alcance do resultado ideal.

Alimentação no pós operatório da cirurgia ortognática

No pós-cirúrgico, por conta da dificuldade no processo de mastigação e deglutição dos alimentos, o papel do nutricionista é de extrema importância. Ele irá orientar e auxiliar nas mudanças alimentares necessárias nesse período, como, por exemplo, a consistência ideal, a temperatura adequada do alimento ou a prescrição de algum suplemento se houver necessidade. 

 Nas primeiras semanas de pós-operatório é imprescindível se alimentar de forma correta e manter-se hidratado.

Nos três primeiros dias a alimentação deve ser líquida ou pastosa, com a comida em temperatura ambiente ou gelada.

Nos dias seguintes a consistência ainda deve ser a mesma, mas a temperatura pode passar a ser morna.

São exemplos do que o paciente pode comer nos dias seguintes à cirurgia: sopa, purê, iogurte, sorvete, papinha de frutas, vitamina de frutas, gelatina e sucos. Pode-se também ingerir suplementos alimentares como o Sustagem, por exemplo.

Uma alimentação mais próxima à habitual, mas ainda com certas restrições, poderá ser iniciada com aproximadamente um mês de pós-operatório.

Lembramos que a mastigação deve ocorrer somente após 45 dias da cirurgia e sob o consentimento do cirurgião.

Repouso no pós operatório da Cirugia Ortognática

Para uma recuperação adequada é necessário respeitar o repouso.

  • Na primeira semana de pós-operatório o paciente deve permanecer em casa.
  • Quando estiver deitado, é importante manter o tronco elevado em relação à cabeça, usando para isso dois ou três travesseiros nas costas.
  • Pequenas caminhadas dentro de casa são benéficas, pois colaboram para a circulação adequada do sangue nas pernas
  • O paciente não pode pegar peso, tomar sol, praticar qualquer atividade física e sofrer qualquer tipo de impacto na região da face.
  • O retorno ao trabalho dependerá do tipo de serviço que o paciente realiza, se faz esforço físico, se há a necessidade de falar muito. Em geral já é possível retornar às atividades após duas semanas da cirurgia.
  • A prática de atividades físicas deve ser suspensa por pelo menos 50 dias.

Tempo de recuperação e resultados esperados

A recuperação pós-operatória tem sido cada vez melhor, devolvendo o paciente às atividades profissionais e sociais o mais rápido possível, pois pacientes são completamente orientados e monitorados pela equipe cirúrgica com relação a todos os passos a serem seguidos.

Nos três primeiros dias de pós operatório, é necessário fazer compressas de gelo na face por vinte minutos a cada duas horas, sempre colocando uma toalha fina entre o rosto e a compressa de gelo, com efeito de proteger a pele.

A primeira semana do pós-operatório da cirurgia ortognática é a mais difícil, pois há um inchaço da face e limitação para abrir a boca, tornando complicada a higienização e alimentação. O paciente deve permanecer em casa. É imprescindível ser rigoroso em tomar as medicações prescritas, sempre nos horários corretos.

Mas a partir da segunda semana o inchaço começa a diminuir, a respiração pelo nariz apresenta melhoras e a higienização da boca fica mais fácil.

Ao completar um mês após a cirurgia, boa parte do inchaço e dos incômodos diminuem, ficando portanto, apenas um desconforto causado pelo uso dos elásticos que mantêm e guiam a mordida.

O retorno ao trabalho dependerá primeiramente, do tipo de serviço que o paciente realiza, se faz esforço físico, se há a necessidade de falar muito. Em geral já é possível retornar às atividades após duas semanas da cirurgia.

Cinco semanas é o tempo estimado da recuperação da cirurgia ortognática,

A prática de atividades físicas deve ser suspensa por pelo menos 50 dias.

Por fim, a cicatrização completa da mandíbula costuma levar até três meses, mas nessa fase já é permitido voltar normalmente às atividades do cotidiano. https://www.terra.com.br/diversao/gente/confira-os-famosos-que-admitiram-ter-feito-plastica-no-rosto,582df286a945a310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

Instituto Maxilo Facial

Instituto Maxilo Facial, fundado pela Dra Ana Carolina e Dr. Rodrigo Fromer, prioriza o atendimento diferenciado e humanizado de seus pacientes.

Últimas Notícias

Saiba as últimas novidades do Instituto Maxilo Facial.