IMF
ATM, Notícias Por , em 20 de outubro de 2022

Como tratar a dor na ATM (DTM)

Se você sente dores frequentes de cabeça ou de ouvido, ouve um barulhinho suspeito ao abrir e fechar a boca e sente a mandíbula deslocar algumas vezes, fique atento a essas sensações! Acima de tudo, você pode estar passando por um tipo de disfunção na região ATM da mandíbula, denominado de DTM. Continue a leitura para descobrir como tratar a dor na ATM!!

O que é dor na ATM?

Se você está com dor na mandíbula, pode pensar que é apenas um pequeno incômodo. No entanto, pode ser algo mais grave. A dor na mandíbula pode ser causada por vários problemas, por exemplo, ter dentes muito tortos que forçam os músculos da face, hábitos para funcionais como apertamento dentário, stress…

A articulação temporomandibular (ATM) conecta o maxilar inferior ao crânio. Portanto, quando a mandíbula se move, os músculos ligados à ATM também se movem. Se os músculos ficarem tensos ou feridos, consequentemente, as articulações ficarão inflamadas. Esta condição é chamada de disfunção da ATM.

https://bvsms.saude.gov.br/disfuncao-da-articulacao-temporomandibular-atm/

Dor na mandibula pode indicar que você tem DTM. O bucomaxilo pode tratar a sua dor na ATM

Quem são as pessoas mais atingidas pela dor na ATM?

Distúrbios da ATM são comuns entre pessoas que trabalham em computadores ou outros empregos onde passam muito tempo olhando para as telas de seus computadores, por exemplo. Essa posição pressiona as articulações temporomandibulares, que conectam o maxilar inferior ao crânio. Como resultado, essas articulações ficam inflamadas e doloridas.

Quando devo procurar um Bucomaxilo Facial?

O sintoma mais comum do disfunção da ATM é a dor na articulação da mandíbula. Enquanto você aperta os dentes, os músculos ao redor da articulação da mandíbula se contraem, o que causa pressão nos nervos e vasos sanguíneos ao redor da articulação. Isso leva a inflamação e inchaço, o que pode causar fortes dores de cabeça e enxaquecas. Além de tratar a condição subjacente, os cirurgiões bucomaxilo facial podem recomendar por exemplo, o uso de placa de mordida, botox ou cirurgia, para evitar mais danos à articulação da mandíbula.

Qual é o tratamento para dor na ATM?

Promover uma oclusão dentária que permita um bom relacionamento entre as estruturas da ATM e remover os fatores que possam estar associados ao problema.

Através de placas de mordida, aparelhos ortodônticos, medicação e reabilitação protética, cirurgias, conforme o caso, nossa clínica oferece o que há de melhor em Disfunção da ATM.

http://www.institutomaxilofacial.com.br/2022/09/26/dor-na-atm-causas-sintomas-e-tratamentos/

Quais as consequências do não tratamento?

A disfunção da ATM (DTM) é uma doença que, depois de instalada, é quase sempre progressiva. O que não se consegue determinar com exatidão é a sua velocidade de progressão e as suas consequências. Portanto, o ideal é o tratamento precoce, que certamente proporciona melhores soluções e resultados.

Se você sofre de disfunção da ATM (DTM), deve considerar o tratamento. Tratar a dor na ATM irá ajudá-lo a se sentir melhor e reduzir os sintomas associados aos distúrbios da ATM.

Instituto Maxilo Facial

Instituto Maxilo Facial, fundado pela Dra Ana Carolina e Dr. Rodrigo Fromer, prioriza o atendimento diferenciado e humanizado de seus pacientes.

Últimas Notícias

Saiba as últimas novidades do Instituto Maxilo Facial.