IMF
Cirurgia Ortognática, Notícias Por , em 23 de agosto de 2022

Queixo torto: O que você precisa saber?

Muitas pessoas sofrem em busca de tratamento para queixo torto. Um queixo torto é causado pelo desalinhamento do osso maxilar superior (maxila) com o osso maxilar inferior (mandíbula). Genericamente podemos dizer, que é quando um lado do rosto é maior do que o outro.

O que causa queixo torto?

Na maioria dos casos, a assimetria facial é uma herança familiar. Mas há alguns hábitos que contribuem para que o rosto fique em tamanho desproporcional:

  • O habito de comer e dormir sempre do mesmo lado contribuem para que um lado da face se desenvolva menos do que o outro.
  • Em situações nas quais o paciente sofre com problemas respiratórios é comum o desenvolvimento de assimetria facial. Isso porque, quando a pessoa tem sinusite, bronquite ou desvio do septo, ela fica com a boca aberta durante muito tempo. Esse fator causa um afundamento no céu da boca e a língua fica mais próxima dos dentes inferiores. Nesse caso, a assimetria ainda é mais grave, pois a boca fica projetada para frente.
  • bruxismo
  • problemas musculares ou esqueléticas
  • doenças congênitas 
  • traumas

Como corrigir queixo torto?

O tratamento para adultos, é multidisciplinar, e envolve diversos profissionais como ortodontista, cirurgião buco maxilo facial, fisioterapeuta e fonoaudiólogo.

Cirurgia Ortognática

Quando se trata de pacientes em idade adulta, a cirurgia ortognática é a opção de tratamento mais comum. É um procedimento que visa reposicionar os ossos da mandíbula ou da maxila. O procedimento é indicado para quadros nos quais a assimetria é mais acentuada devido a problemas no desenvolvimento facial.

Além de uma melhora significativa nas funções mastigatórias do paciente, quem passa pelo procedimento ganha um rosto mais bonito e harmônico.

Consequências do Queixo torto para saúde:

A assimetria facial pode causar alguns danos à sua saúde, como:

  • Dor na articulação temporomandibular (a frente do ouvido).
  • Outro problema funcional comum deste caso é a dificuldade em se alimentar, pois a mastigação do paciente também fica comprometida devido ao desequilíbrio dos músculos da face.
  • Esse desequilíbrio também afeta a articulação da fala.
  • Problemas de autoestima também estão relacionados aos portadores de assimetria facial, muitos apresentam transtornos no convívio social, já que costumam ser alvo de bullying, com apelidos  como queixo desalinhado ou deformado.
  • Os impactos negativos dessa assimetria no queixo também envolvem a má postura e descanso do rosto, o deixando tenso e levando a dores em diversas partes da face.

Quais os benefícios de recorrer ao tratamento para corrigir o queixo grande?

  • A melhora da estética do rosto ainda segue sendo um dos maiores benefícios quando um paciente busca o tratamento para corrigir o queixo grande.
  • Alívio na Mastigação e Digestão;
  • Qualidade na Articulação da Fala;
  • Cura Emocional.

Se identificou com essas características e gostaria de começar o seu tratamento? Lembre-se suas limitações depois da cirurgia serão temporárias, a sua mudança e bem estar será para a vida toda. Pense nisso e supere toda a sua ansiedade, medos e desafios!

Sou Rodrigo Fromer, coordenador do núcleo de Cirurgia Buco Maxilo Facial do Hospital Sírio Libanês e chef da equipe de Cirurgia Ortognatica, do IMF Instituto Maxilo Facial

Para informações, dúvidas ou agendamento de consultas ligue (11) 2503-8933 ou (11) 99365-7473

Faça a sua cirurgia Ortognatica e tratamento ortodôntico aqui no IMF Instituto Maxilo Facial!

Instituto Maxilo Facial

Instituto Maxilo Facial, fundado pela Dra Ana Carolina e Dr. Rodrigo Fromer, prioriza o atendimento diferenciado e humanizado de seus pacientes.

Últimas Notícias

Saiba as últimas novidades do Instituto Maxilo Facial.