IMF
Cirurgia Ortognática, Notícias Por , em 19 de julho de 2022

Queixo grande: O que você precisa saber?

Como Saber se tenho queixo grande?

Quando o queixo está posicionado  para frente, ou o queixo é muito grande, destacando a mandíbula (parte onde ficam os nossos dentes de baixo), o nome dado é prognatismo mandibular ou Classe III. As pessoas que têm esse tipo de alteração costumam ter o lábio inferior maior e mais avançado, um aspecto que faz com que o queixo tenha mais volume.

Essa condição em sua maioria é congênita e hereditária. Mas não poderíamos deixar de falar de alguns hábitos específicos que costumam influenciar no queixo grande, tais como:

  • A prática de chupar os dedos
  • Usar chupeta por longo período
  • Alterações respiratórias (como a prática de respirar pela boca)

Consequências do Queixo grande para saúde:

O prognatismo mandibular pode causar alguns danos à sua saúde, como:

  • Dor na articulação temporomandibular (a frente do ouvido)
  • Dificuldade para morder os alimentos, já que os dentes superiores podem estar muito atras dos inferiores;
  • Alterações na mordida. O paciente com esse perfil apresenta desarmonia entre as posições da maxila e da mandíbula e, ao morder, os dentes de baixo da arcada cobre anteriormente os dentes superiores. 
  • Problemas de autoestima também estão relacionados aos portadores do prognatismo, muitos apresentam transtornos no convívio social, já que costumam ser alvo de bullying, com apelidos do tipo queixudo, queixo rubro, queixão, entre outros

Como corrigir o queixo grande?

Quando se trata de pacientes em idade adulta, a cirurgia ortognática é a opção de tratamento mais comum. Nesse procedimento, os maxilares são reposicionados, deixando os dentes na posição correta e o rosto mais harmonioso. 

Quais os benefícios de recorrer ao tratamento para corrigir o queixo grande?

  • A melhora da estética do rosto ainda segue sendo um dos maiores benefícios quando um paciente busca o tratamento para corrigir o queixo grande.
  • Alívio na Mastigação e Digestão;
  • Qualidade na Articulação da Fala;
  • Cura Emocional.

Se identificou com essas características e gostaria de começar o seu tratamento? Lembre-se suas limitações depois da cirurgia serão temporárias, a sua mudança e bem estar será para a vida toda. Pense nisso e supere toda a sua ansiedade, medos e desafios!

Sou Rodrigo Fromer, coordenador do núcleo de Cirurgia Buco Maxilo Facial do Hospital Sírio Libanês e chef da equipe de Cirurgia Ortognatica, do IMF Instituto Maxilo Facial

Para informações, dúvidas ou agendamento de consultas ligue (11) 2503-8933 ou (11) 99365-7473

Faça a sua cirurgia Ortognatica e tratamento ortodôntico aqui no IMF Instituto Maxilo Facial!

Instituto Maxilo Facial

Instituto Maxilo Facial, fundado pela Dra Ana Carolina e Dr. Rodrigo Fromer, prioriza o atendimento diferenciado e humanizado de seus pacientes.

Últimas Notícias

Saiba as últimas novidades do Instituto Maxilo Facial.