IMF
Cirurgia Ortognática, Notícias Por , em 7 de julho de 2022

CIRURGIA ORTOGNÁTICA: O tratamento como solução imediata e definitiva

OBJETIVOS DA CIRURGIA ORTOGNÁTICA

A cirurgia ortognatica visa corrigir problemas congênitos ou adquiridos que causam desarmonia entre os ossos maxilares e a mandíbula. Além disso, promove o equilíbrio da função (mastigação, respiração, fonação, deglutição, oclusão) e harmonia facial (estética da face e do sorriso), propiciando uma melhor qualidade de vida por restabelecer a saúde e a autoestima

BENEFÍCIOS DA CIRURGIA ORTOGNÁTICA

– Mastigaçao

– Respiração

– Deglutição

– Fonação

– Oclusão

– Harmonia Facial

ETAPA DE PLANEJAMENTO CIRÚRGICO E PERÍODO PRÉ OPERATÓRIO

ESSA ETAPA DE PLANEJAMENTO E CONFECÇÃO DE GUIA CIRÚRGICO COMPREENDE DUAS CONSULTAS:

Na primeira consulta com o cirurgião Buco Maxilo Facial, o paciente é encaminhado para realização de exames pré-operatórios padronizados, sendo eles exame de sangue, eletrocardiograma e tomografia computadorizada de face, salva em mídia no formato Dicom.

Na segunda consulta que antecede a cirurgia ortognática, orientações pré-operatórias, incluindo medicações e cuidados a serem tomados após o procedimento, serão fornecidas ao paciente e familiares. Esse é um passo essencial para que a cirurgia ocorra com toda a segurança necessária e o período pós-operatório seja o mais confortável possível. Nesse dia, o paciente terá que trazer a tomografia computadorizada de face, solicitada anteriormente. É realizada a moldagem para execução de cirurgia, com modelos e fotos digitais intra e extrabucais, permitindo ao cirurgião fazer o planejamento do procedimento.

PARE DE VIVER COM DOR

 A Cirurgia Ortognática é um procedimento realizado para corrigir e reposicionar os ossos da mandíbula, e por consequência, o posicionamento dentário de pacientes que apresentam diferentes graus de assimetria facial.

Se você possui um ou vários dos problemas que serão relacionados a seguir, você pode estar precisando de uma orientação profissional, e quem sabe de Cirurgia Ortognática, e não sabe!

HISTÓRICO DE SINTOMAS TRADICIONAIS

– Não consegue resolver seus problemas apenas com o uso de aparelhos ortodônticos;

–  Queixo muito grande ou para frente;

– Queixo muito pequeno ou para trás;

– Mostra muito gengiva quando sorri (tem o chamado sorriso gengival);

– Você tem o rosto torto ou acha que está ficando (você percebeu isso ou alguém fez um comentário);

– Você tem mordida aberta, mordida profunda, mordida cruzada… (são algumas situações onde seus dentes não tocam corretamente);

– Você não consegue fechar os lábios naturalmente, sem forçar a musculatura;

– Seus dentes não se encaixam adequadamente em oclusão (durante o fechamento da boca);

– Você ronca muito, tem dificuldades respiratórias, respiração bucal, respira com dificuldade pelo nariz;

– Você dorme mal, acorda cansado, tem sonolência excessiva durante o dia, tem déficit de atenção;

– Você não consegue mastigar adequadamente;

– Você acha que tem a face longa;

– Você acha que tem a face curta;

– Você não está satisfeito com sua harmonia e estética facial, “ triste em conflito com sua própria existência”, constrangido(a), acanhado(a), com vergonha de seu aspecto facial, está se isolando do convívio das pessoas em todos os ambientes; pois é vítima de apelidos e brincadeiras maldosas.

VOCÊ NÃO PRECISA VIVER ASSIM, É HORA DE PROCURAR AJUDA

Embora trate-se de um procedimento cirúrgico que exige perícia e refinamento, a cirurgia Ortognatica traz resultados muito assertivos e seguros, tanto em relação às melhorias na qualidade de vida do paciente quanto em sua autoestima. A cirurgia proporciona modificações estéticas muito positivas para a Harmonia da face.

CIRURIA ORTOGNATICA EM 3 PASSOS

1 CONSULTA E PLANEJAMENTO O plano de tratamento é realizado entre o cirurgião e o ortodontista responsável pelo caso e o paciente. A partir do tipo de alteração ou deformidade existente, da queixa principal do paciente e da análise facial realizada pelos profissionais, pode-se definir o planejamento a ser alcançado.

2 TRATAMENTO O tratamento, inicia-se pela ortodontia pré-cirúrgica, que dura aproximadamente 6 a 12 meses (esse tempo vai variar de acordo com cada caso). O planejamento cirúrgico é realizado antes da cirurgia, através de tomografias faciais escaneamento dentário e computação gráfica 3D. Após a realização de todas as etapas acima descritas e de todos os exames pré-operatórios, o paciente é então submetido ao procedimento cirúrgico.

3 CIRURGIA ORTOGNÁTICA A cirurgia é feita em ambiente hospitalar sob anestesia geral, cortes precisos são realizados em locais previamente planejados na maxila e/ ou mandíbula para que os segmentos ósseos possam ser posicionados adequadamente. O procedimento cirúrgico é totalmente por dentro da boca, não deixando cicatriz na face!

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A SUA RECUPERAÇÃO?

A recuperação pós-operatória tem sido cada vez melhor, devolvendo o paciente às atividades profissionais e sociais o mais rápido possível. Na maioria dos casos, os pacientes têm alta hospitalar 24 horas após a cirurgia. Os pacientes são completamente orientados e monitorados pela equipe cirúrgica com relação a todos os passos a serem seguidos.

É importante ter disciplina em todas as fases do tratamento, porém ela se faz crucial nesta fase.

No periodo o pós-operatório adequado o paciente retornará ao ortodontista para a finalização do tratamento. Faça a sua cirurgia Ortognatica e tratamento ortodôntico! Faça sua cirurgia com cobertura de convênio ou seguradora

Vale ressaltar que a cirurgia deve ser realizada pelos planos de saúde, pois consta no rol de procedimentos da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Suas limitações depois da cirurgia serão temporárias, a sua mudança e bem estar será para a vida toda. Pense nisso e supere toda a sua ansiedade, medos e desafios!

Sou Rodrigo Fromer, coordenador do núcleo de Cirurgia Buco Maxilo Facial do Hospital Sírio Libanês e chef da equipe de Cirurgia Ortognatica, do IMF Instituto Maxilo Facial

Para informações, dúvidas ou agendamento de consultas ligue (11) 2503-8933 ou (11) 99365-7473

Faça a sua cirurgia Ortognatica e tratamento ortodôntico aqui no IMF Instituto Maxilo Facial!

A Cirurgia Ortognatica promove promove o equilíbrio da função (mastigação, respiração, fonação, deglutição, oclusão) e harmonia facial , propiciando uma melhor qualidade de vida por restabelecer a saúde e a autoestima.

Últimas Notícias

Saiba as últimas novidades do Instituto Maxilo Facial.