IMF
Cirurgia Ortognática Por , em 5 de julho de 2022

Atratividade Facial e Cirurgia Ortognática: aspectos físicos e emocionais

O equilíbrio e a harmonia da face determinam a personalidade e a aparência de uma pessoa. Deformidades faciais podem alterar esta harmonia.

Pessoas com deformidades dento-faciais enfrentam, além de problemas de ordem funcional, uma série de dificuldades psicossociais, a incluir déficit nos relacionamentos interpessoais.

A cirurgia ortognática é uma alternativa que traz grandes benefícios para os pacientes portadores de deformidade dento facial, pois, além de proporcionar o restabelecimento da função mastigatória, da fala, da respiração, da estética facial e oclusão dentária, ela eleva também a autoestima dos pacientes que muitas vezes se sentem inferiorizados mediante o conceito comum de beleza e saúde bucal.

São portadores de deformidade dento facial, pacientes que possuem desarmonia facial, como casos de queixo pequeno, queixo grande, queixo torto, excesso de gengiva no sorriso ou pouca apareção dos dentes ao sorrir.

Ao investigar as principais queixas, além de dores de cabeça, estalos na ATM, dificuldades ao falar, comer, respirar, sentir dores de estomago, morder as bochechas, tensão nas costas, os pacientes referem vergonha ao sorrir e falar, eles não tiram muitas fotos.

Embora seja algo que afete e muito, a autoestima, é fundamental compreender que o procedimento não vai mudar completamente o rosto. O foco número 1 é trazer mais qualidade de vida.

A cirurgia é invasiva e o processo de recuperação nem sempre é simples —varia de acordo com o quadro do paciente, ou seja, quais estruturas foram alteradas. As primeiras 48 horas são as mais delicadas.

Hoje em dia, usamos técnicas minimamente invasivas, com acessos menores, e realizamos a cirurgia com tempo reduzido. Tudo isso traz mais conforto ao paciente, e contribui para um pós-operatório mais tranquilo. A cirurgia ortognática é um tratamento muito preciso e trás resultados assertivos, sendo, portanto, um processo seguro e que promove resultados satisfatórios. 

É quase unanime a satisfação com a estética facial, após a cirurgia ortognática. Quando perguntados sobre fotos de antes e depois, dizem agora não ser mais necessário disfarçar ou ficar de perfil. Podemos observar no relato de um paciente: “Periodo de novas descobertas e possibilidades de desenvolvimento pessoal, profissional e social, além da alegria em conquistar uma melhor condição de vida. O sentimento de timidez se fazia presente na minha vida pessoal, profissional e social.”

Por fim, vale ressaltar que a cirurgia deve ser realizada pelos planos de saúde, pois consta no rol de procedimentos da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Suas limitações depois da cirurgia serão temporárias, a sua mudança e bem estar será para a vida toda. Pense nisso e supere toda a sua ansiedade, medos e desafios!

Sou Rodrigo Fromer, coordenador do núcleo de Cirurgia Buco Maxilo Facial do Hospital Sírio Libanês e chef da equipe de Cirurgia Ortognatica, do IMF Instituto Maxilo Facial

Para informações, dúvidas ou agendamento de consultas ligue (11) 2503-8933 ou (11) 99365-7473

Instituto Maxilo Facial

Instituto Maxilo Facial, fundado pela Dra Ana Carolina e Dr. Rodrigo Fromer, prioriza o atendimento diferenciado e humanizado de seus pacientes.

Últimas Notícias

Saiba as últimas novidades do Instituto Maxilo Facial.